Ganhar mais dinheiro é o tipo de decisão que toda pessoa deveria tomar verdadeiramente. Mas se você me perguntar quais são as razões que as pessoas mais mencionam que têm relação com o medo de empreender, eu te daria uma lista sem fim.
Então a primeira coisa que você precisa entender é que o medo faz parte diante de qualquer mudança que vamos enfrentar na vida e ele não deve ser encarado como uma medida para o próximo passo. Isso é fato.
Você já parou para pensar que muita gente de sucesso também começou com medo? Já se pegou pensando: como é que essa pessoa teve tanta coragem de “dar a cara à tapa”? Pois bem, eu vou te dizer: elas não terceirizam culpas.
Mas o que será que terceirizar as culpas tem a ver com o sucesso nos negócios? É comum que quando algo começa a não dar certo, as pessoas sintam um grande peso em assumir que não tentaram o suficiente, não estudaram ou não se planejaram, entre tantas outras questões.
Nesse momento, é mais fácil concluir que a culpa é do governo, das leis, da crise, da falta de oportunidades de ingressar em um mercado maior ou os mais diferentes motivos, mas a culpa nunca é da própria pessoa.
De fato, essas características que eu mencionei podem sim causar impacto quando se decide ganhar mais dinheiro, mas não são elas que definem o seu sucesso. Quem define isso é você e ninguém mais.
Eu sei, é duro ouvir isso, assim, sem panos quentes. Mas se você não acordar agora mesmo para as oportunidades que o futuro te reserva, você vai ficar para sempre à margem dos sonhos. Por isso, preste atenção: eu posso te ajudar a chegar lá.
No artigo de hoje, vou te dar 5 dicas que vão dar aquele up que você precisa para encarar o medo de buscar formas de ganhar mais dinheiro. Mas também quero te convidar a conhecer meu canal no Youtube: “Fabio Costa Online”.
Lá, você vai poder acompanhar semanalmente o podcast Huntercast, onde falo sobre o universo de vendas na Amazon, converso com alguns dos meus alunos, ofereço mentoria ao vivo e eles contam detalhadamente como estão conseguindo seus resultados, lucrando através do maior e-commerce do mundo.
Tudo o que eles precisam é de internet e computador. Pronto! São pessoas de todo o mundo que estão conseguindo transformar a realidade e, de quebra, ganhar mais dinheiro. Aliás, em muitos casos, esse acaba por se tornar a principal fonte de renda.
Quer mudar de vez sua vida financeira? Então me acompanha por lá que tem muita coisa boa rolando!
Mas continuando com o artigo, todas essas coisas boas que ensino partem de passos simples, que qualquer pessoa pode seguir. E pessoas que decidem não complicar a vida, buscando soluções, são as pessoas que já entenderam esses passos.
O maior problema de começar a empreender é o “desculpismo”. Eu ouço, com frequência, frases como:
- E se eu investir e não conseguir resultados positivos?
- E se eu me frustrar?
- E se eu não atingir metas?
- E se eu me arrepender de começar meu próprio negócio?
- E se, e se, e se…
A simples menção ao empreender gera verdadeiros calafrios na maioria das pessoas. Mas, ora, se o “e se” fosse assim tão determinante, como acha que tantas pessoas estariam conseguindo atingir metas e objetivos através do empreendedorismo?
Tem gente que nem começou a planejar e já acredita que vai perder todo o dinheiro conquistado. É impossível pensar em começar um novo negócio, já considerando que vai falir.
Você começa a fazer o almoço pensando que vai ficar ruim, salgado, mal feito? Compra uma roupa imaginando que não vai combinar com você? Pois então, o mesmo se aplica no empreendedorismo.
Acreditar que todo o mundo à sua volta está conspirando para o seu fracasso só define um caminho sem prosperidade. A crise, o governo, seus vizinhos, sua família… ninguém tem o poder de definir seu caminho. Apenas você mesmo.
Está com medo? Vai com medo mesmo, já que ele faz parte da vida de todos nós e está aí para ser enfrentado. Então, se formos parar para pensar, são muitas as razões que podem alimentar o medo de empreender. Verdade.
Mas é possível quebrar essa barreira e aliviar a tensão seguindo alguns passos:
1 – Se prepare para ganhar mais dinheiro em sua nova empreitada
Independentemente de qual seja sua nova empreitada para ganhar mais dinheiro, é fundamental estar bem preparado. Comece imaginando o seu negócio antes mesmo dele existir. Você vai perceber que o monstro chamado “medo” vai diminuir.
Enquanto você não visualizar, o monstro vai parecer enorme. Quando você começar a colocar as ideias no papel, encará-lo com possibilidades e força de vontade, o monstro perde a força e não te assusta mais. Ele permanece ali, mas praticamente imperceptível.
Não tenha medo de planejar, contabilizar, se inspirar. Todo grande negócio que você conhece, nasceu de uma semente, de uma ideia que surgiu na cabeça de alguém que batalhou por seu sonho e o negócio tomou corpo.
Com você pode ser exatamente da mesma forma. Então mãos na massa!
2 – Determine metas e objetivos
Antes mesmo de pesquisar o mercado e saber qual o melhor negócio, pense até onde você quer chegar. Defina seu roteiro, seu caminho. Escale pequenas metas que, somadas, vão te levar a um objetivo.
Para entender a importância dessa dica, imagine um navio no meio do mar. Os tripulantes perguntam ao capitão qual o caminho seguir. Se o capitão der de ombros, para onde esse navio vai?
Ele provavelmente vai ficar à deriva, até que uma rota seja determinada, concorda? Agora imagine que esse navio é a sua vida. Se você não deixar bem clara qual é a rota, sua vida vai ficar à deriva, sendo levada por marés e correntes.
Você precisa definir o caminho e se concentrar nele.
3 – Acredite em si mesmo
Isso parece um clichê, eu sei, mas não tem como ganhar mais dinheiro se você não acreditar em você mesmo. A autoconfiança é capaz de mudar vidas. E quem quer se tornar dono do próprio negócio e do próprio futuro precisa arregaçar as mangas e acreditar que o resultado vai chegar.
Você precisa começar seu empreendedorismo com propósitos definidos. O lance da autoconfiança vai gerar credibilidade. Você está aqui acompanhando esse artigo porque eu tenho certeza que o caminho que eu tracei para minha vida vai gerar frutos.
Não apenas vai, como já gera frutos. Então, além de qualquer pessoa, você tem que acreditar naquilo que deseja.
4 – Foco nos objetivos, não nos obstáculos
Obstáculos vão surgir e não tem como fugir disso o tempo todo. Aliás, sem obstáculos, dificilmente vamos para a frente. O ser humano tende a ficar sempre na sua zona de conforto porque, como o nome já diz, é confortável.
Mas presta atenção no que eu vou te contar: quando você define que quer ter seu próprio negócio e ganhar mais dinheiro, é muito importante focar nos objetivos ao invés das barreiras que virão pela frente.
Então encare essas barreiras como uma oportunidade de evolução mas que não vão te afastar do planejamento inicial. Suas tomadas de decisões e ações precisam estar alinhadas com a vontade de vencer.
Quando os momentos mais difíceis chegarem, resiliência e persistência são a receita. Ressignifique a dificuldade, dando a ela a oportunidade de se mostrar uma bela ponte para a prosperidade. É na crise que o dinheiro troca de mão, graças às oportunidades criadas.
Você certamente acompanhou e acompanha durante essa pandemia, histórias de pessoas que encontraram na dificuldade uma maneira de crescer. Seja essa pessoa.
5 – Dê um passo de cada vez
Cada conquista merece uma comemoração. A neurociência nos mostra que existem áreas,
no cérebro, que reagem às recompensas de maneira muito positiva. As vitórias precisam ser reconhecidas nas pequenas coisas e na persistência, não apenas no objetivo final.
A grande tacada vai vir, mas aprenda a valorizar a pequena conquista também. Não comece seu negócio já esperando que, dentro de poucos dias, você vai fazer seu primeiro milhão. Pode acontecer? Pode. Mas não foque nisso.
Encare o grande objetivo como algo que será logo conquistado, mas suba um degrau de cada vez. Humildade, seriedade, foco e clareza de onde você quer chegar devem ser as diretrizes que vão moldar o percurso que se desenha à sua frente.
E, se der medo, vai com medo mesmo, como faço questão de repetir. Tire seus sonhos da gaveta e conte comigo para isso. A sua vida pode ser mais!