O que é um código EAN e por que eu preciso de um para vender na Amazon?

O código EAN é um padrão reconhecido internacionalmente para identificar os produtos que se destinam a ser comercializados. Ele serve como um identificador único para cada produto, permitindo que os varejistas mantenham um controle rápido e preciso de seu estoque. No artigo de hoje, vamos explicar o que é um código EAN, seus benefícios e como ele funciona na prática.

O que é um código EAN e por que eu preciso de um para vender na Amazon?

EAN

EAN significa European Article Number (Número de Artigo Europeu). EANs são um tipo de código de barras utilizado para identificar produtos nas prateleiras de varejo. Os códigos EAN têm 12 dígitos e são compostos de duas partes: a primeira parte é o código do país, e a segunda parte é o código do produto. O código do país tem sempre três dígitos, e indica onde o produto foi fabricado. O código do produto tem nove dígitos, e identifica de forma única o produto dentro do país de fabricação.

O código EAN, que representa o Número de Artigo Europeu, foi recentemente rebatizado para o GTIN – ou “Global Trade Item Number”, mais inclusivo mundialmente. Com esta mudança no nome vem um sistema unificado de identificação adequado para itens comercializados e vendidos em todo o mundo.

Os códigos EAN são essenciais para as empresas que querem vender na Amazon, pois os produtos devem ter EANs para poderem ser listados e vendidos. Os códigos EAN também são importantes para rastrear os níveis de estoque e inventário, o que pode ajudar a garantir que seu negócio não fique sem produtos ou incorra em custos desnecessários devido ao excesso de estoque. Os códigos EAN também são usados por algumas empresas de transporte como UPS e FedEx para acelerar o processo de entrega

Em resumo, os códigos EAN são uma ferramenta inestimável para os varejistas que procuram aumentar a eficiência, maximizar os lucros e agilizar suas operações comerciais.

As principais aplicações do código EAN

Você pode lidar com mais clientes em um menor espaço de tempo.

Um leitor de código de barras digitalizará rapidamente os produtos em um caixa de loja, através do código EAN, ao contrário de um processo manual que leva muito mais tempo.

Inventário mais eficiente

EAN

Os produtos com código de barras podem ser fácil e rapidamente rastreados, dando-lhe dados de inventário, como quando um produto chegou, quanto tempo permaneceu em estoque e quando foi vendido. Em outras palavras, os códigos de barras podem poupar seu tempo organizando seu inventário e monitorando a gestão financeira de seu negócio ao mesmo tempo.

Menor desperdício em seu estoque

Se você vende produtos com uma data de vencimento, o código de barras pode ajudá-lo a evitar perdas financeiras. Ao consultar os produtos registrados, é possível filtrar por data de vencimento e utilizar a estratégia para criar promoções a fim de queimar esse estoque antes que o produto seja perdido.

Promoções mais eficientes

O código EAN pode ser seu melhor amigo quando você quiser fazer algumas mudanças em seu inventário. De repente, você pode identificar os produtos que estão vendendo bem e os que não estão, para que você possa formar uma combinação promocional com os itens que estão a sair de forma melhor.

Maior crescimento

O código EAN oferece muitas vantagens que o ajudarão a expandir seu modelo de negócios de diferentes maneiras. Ele permite um melhor e competente controle do produto, o que lhe daria uma visão muito necessária sobre quando aumentar a produção ou comprar mais produtos com base em dados de venda, aumentando assim a receita. Além disso, você poderá armazenar informações sobre o produto, como tamanho e cor, no banco de dados de códigos EAN. Essas informações podem ajudá-lo a identificar tendências nas escolhas dos clientes, o que o ajudaria a oferecer melhores serviços e mais opções para os clientes.

Como eu faço para adquirir um código EAN?

GS1 logo
Creditos a empresa GS1

Os códigos EAN são emitidos pela organização GS1, que é responsável pela regulamentação dos códigos de barras EAN. Para adquirir um código EAN, você deve entrar em contato com a GS1 e fornecer informações sobre seu produto, tais como o nome do item, suas medidas (se aplicável), e quaisquer outros dados relevantes. Uma vez fornecidas essas informações, um código EAN exclusivo será atribuído ao seu produto. É importante ressaltar que cada variação do produto recebe um código diferente.

Como publicar um produto sem código EAN na Amazon

Se seu produto não tiver um código EAN, você pode pedir à Amazon que renuncie a esta informação e registre a mercadoria normalmente.

1. Acesse o seu Seller Central;

2. Na aba “Inventário”, clique em “adicionar produtos”;

3. Role a página para baixo e clique em “Estou adicionando um produto que não é vendido na Amazon”;

4. Abaixo de “O que é um GTIN”, clique em “saiba mais”;

5. Na seção “Como solicitar uma isenção de GTIN”, clique no link “Solicitar isenção de GTIN”;

6. Na página “Solicitar isenção de GTIN” clique em “Selecionar” e, em seguida, selecione a categoria de produto relevante na lista pop-up;

Depois, é só seguir com o preenchimento, conforme solicitado na tela.

Se o produto que você gostaria de listar estiver isento, clique em “Continuar” Na página seguinte, carregue as imagens do produto e uma vez concluído, clique em “Submeter solicitação” Você receberá então um e-mail dentro de 48 horas revelando se seu pedido de isenção do código EAN foi aprovado ou não. O status de cada pedido pendente pode ser verificado a qualquer momento no Log de caso da Amazon sob seu perfil.

EAN

Em conclusão, os códigos EAN são essenciais para as empresas que buscam aumentar a eficiência e maximizar seus lucros. Os códigos EAN permitem o acompanhamento eficiente do estoque, agilizam o processo de entrega e ajudam a criar promoções mais eficazes. Para obter um código EAN para seus produtos, você deve entrar em contato com a GS1 e fornecer informações sobre seu produto. Uma vez aprovado, você receberá um código EAN exclusivo que deverá ser usado para todas as transações futuras do produto. Os códigos EAN oferecem muitas vantagens que podem impulsionar suas operações comerciais de várias maneiras

0 0 votes
Classificação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
fabiocostaonline.com
Logo