Ficar rico em 10 passos simples

Todo mundo merece ficar rico e merece o sucesso nos diferentes setores da vida: amoroso, social e profissional. Ganhar dinheiro através do trabalho que realiza é fundamental para se manter motivado. 

Claro que a vida não deve apenas se basear na realização de sonhos materiais, mas sentir a sensação de liberdade para fazer escolhas é muito prazeroso. Então não aceite menos que isso em sua vida.

Falar de riqueza normalmente parece arrogante e é justamente esse pensamento que você precisa combater dia após dia. Ganhar dinheiro é bom e você merece. Ser rico vai muito além de milhões no banco. Ser rico é ter segurança e autonomia na sua vida.

Ter uma quantia suficiente para se desprender da rotina corrida e da obrigação de estar sempre no mesmo local devem ser as metas. Para isso, comece a implementar esses passos na sua rotina.

1 – Defina o que é ficar rico

Ficar-rico

Seu primeiro passo é definir o que significa riqueza para você, afinal, cada pessoa tem um ponto de vista. Definindo essa etapa, você vai ter um caminho mais palpável a seguir. É preciso ter clareza sobre aonde se quer chegar antes de iniciar a caminhada.

Se você quer ficar rico, o melhor é começar logo. Mesmo que a meta esteja muito distante agora, daqui um ano ela estará bem mais perto. Todo caminho de sucesso inicia com pequenos passos.

2 – Pague suas contas

Imagino que para a maioria das pessoas, a ideia de ficar rico vem de mãos dadas com a quitação de contas. Ou seja, a pessoa espera ficar rica logo para poder saldar suas dívidas. Mas o caminho precisa ser o inverso. 

É possível sair das dívidas e organizar a vida financeira buscando o enriquecimento através de um diagnóstico da situação. Não insista na resistência para calcular o total da sua dívida. Valores, taxas e juros estão aí para serem analisadas.

Existe a possibilidade de negociar as dívidas? Faça isso. Essa é a melhor estratégia, ainda que se livrar das contas pareça algo impossível. Uma dívida pequena pode crescer rapidamente e isso vai contra seu plano de enriquecimento.

3 – Crie um planejamento financeiro

Pode parecer algo chato, mas você acredita que uma pessoa que não faz ideia do que é engenharia pode construir um prédio? Você não vai ficar rico se não entender de finanças. Sendo assim, comece registrando absolutamente tudo. 

Quanto você ganha em um mês? Qual a média de valores que costuma receber? Consegue passar o mês tranquilamente com esse valor? Como é o seu padrão de gastos? Respondendo essas questões, você já vai ter uma boa ideia sobre o caminho a seguir.

O controle de gastos pessoais é indispensável para quem quer ganhar dinheiro. Sem informações reais e atualizadas sobre sua vida financeira, fica difícil planejar melhorias. Você pode fazer uma planilha financeira simples e registrar as finanças. 

Ou, ainda, você pode baixar aplicativos de finanças pessoais. Anote os custos fixos mensais e todos os gastos durante o mês. Você vai conseguir chegar a um diagnóstico e, a partir dele, fazer planos.

4 – Economize!

Pessoas ricas não saem esbanjando dinheiro por aí. Se assim o fosse, elas certamente não seriam ricas. Como disse há pouco, ser rico não é realizar todos os desejos materiais. Sendo assim, reconheça quais são as suas prioridades.

Gosta muito de viajar? Então, se você economizar dinheiro em outros setores, você vai poder custear suas viagens no futuro. Não sabe por onde começar? Volte para a dica número 3: anote tudo!

Isso proporciona um panorama do seu padrão de gastos e permite analisar os que não precisavam ter sido feitos. Coisas pequenas, como comer fora toda semana, geram gastos enormes. Anote para poder avaliar.

Mas veja bem: economizar dinheiro não implica em deixar de fazer o que gosta, mas sim manter a qualidade de vida com menos gastos. Você não precisa ganhar muito dinheiro para ficar rico. Basta apenas gastar menos do que ganha e tomar boas decisões com o que sobra.

5 – Aumente seus ganhos

Uma das principais formas de aumentar a sua renda é agregar mais valor ao seu trabalho. Profissionais sérios recebem mais pelo serviço, já que entregam resultados que enchem os olhos.

Além de estudar e se aperfeiçoar no que você já faz, você pode diversificar a área de atuação para ganhar mais dinheiro. Uma boa dica é o investimento. Tudo aquilo que você realizar hoje, vai gerar frutos.

E sempre mantenha o foco de que esses resultados são a longo prazo e que quanto mais cedo começar, melhor será para o seu futuro.

6 – Invista no seu próprio negócio

Você com certeza já viu que muitas pessoas descobriram como ficar rico empreendendo. Trabalhar de outras formas, que vão além do convencional, é um bom caminho. Administrar o próprio negócio flexibiliza o quanto você pode ganhar e agiliza muito o objetivo.

Uma empresa proporciona muito mais do que os salários médios. Com isso em mente, se você ainda não pensou em ganhar dinheiro por conta própria, está na hora de considerar isso. Quer um caminho melhor para aumentar sua renda?

Pode ser bastante desafiador, mas, provavelmente, as oportunidades e os ganhos vão manter a motivação em alta. É o que tem acontecido com meus alunos, por exemplo. Acredito que a grande maioria não imaginava ganhar mil, cinco mil, dez mil, cem mil dólares…

Mas eles foram lá e fizeram. Aliás, se quiser conhecer a história de muitos deles, é só passar no meu canal Fabio Costa Online e acompanhar o Huntercast, um podcast semanal onde converso e ofereço mentoria ao vivo. Garanto que isso vai mudar sua perspectiva.

7 – Aumente seu networking

Os contatos profissionais podem fazer toda a diferença na sua empreitada. Através de um bom networking, você conhece novos clientes e parceiros de negócios, além de aprender muito. Ampliar e fortalecer sua rede de contatos vai proporcionar:

  • Novas ideias de negócios;
  • Tirar dúvidas;
  • Orientação em uma determinada área;
  • Observar o mercado de forma panorâmica;
  • Aprender com os erros dos parceiros e ensiná-los com os seus.

Você já esteve perto de pessoas ricas e de especialistas em finanças? Já conversou com os amigos e com os familiares sobre dinheiro? Faça isso e veja quantos insights importantes vão surgir.

8 – Estude educação financeira

A educação financeira não é um destaque na formação do ser humano em boa parte do mundo, mas deveria ser. E, hoje em dia, existem ótimos profissionais ensinando sobre esse mundo.

São livros, vídeos, artigos e cursos que desmistificam o assunto e você certamente vai encontrar formas interessantes de aprender ainda mais. Você vai entender o que é saúde financeira, vai encontrar meios para controlar o orçamento e ainda entender a importância dos investimentos.

Educar-se financeiramente é uma excelente estratégia para ter uma vida financeira saudável que vai permitir alcançar seu objetivo. Atualizado quanto ao seu dinheiro, você vai tomar decisões financeiras mais conscientes.

9 – E por falar em investimentos…

Um dos maiores aprendizados que você vai ter na educação financeira é como administrar seu dinheiro em investimentos. Entenda que pessoas ricas não deixam suas reservas na conta corrente ou poupança.

Elas investem no próprio negócio ou em outros mercados, invertendo a lógica das dívidas: fazendo com que os juros as favoreçam. É fundamental estudar o assunto com cuidado. Você pode escolher começar investindo pouco ou muito, tudo depende do seu perfil de investidor.

Mas uma coisa é certa: investir é um imenso passo para ficar rico. Imagine que o dinheiro que você consegue poupar vai se multiplicar até mesmo enquanto você dorme. Invista, ainda que pouco, todos os meses. Você vai ver o quanto isso vai gerar de renda.

Começar o próprio negócio, como falei no tópico número 6, é um investimento muito bom. Você é dono de todo o processo, desde as vendas até o planejamento financeiro da empresa. E como diz o ditado: é o olho do dono que engorda o gado.

Alguns alunos meus do Amazon Hunter, por exemplo, começaram investindo US $125 e tiveram um retorno de US $1000! É um ROI de 8. Lembra da fórmula? ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento).

Ou seja, esses alunos obtiveram um retorno de 800%! Isso sim é investimento.

10 – Defina suas metas

Você precisa ter metas bem definidas antes mesmo de imaginar qual caminho seguir para ficar rico. Somente assim será possível planejar as ações necessárias. Tenha metas em relação aos ganhos, custos mensais, crescimento profissional, investimentos, entre outros.

Registre seus objetivos para cada um desses pontos e estabeleça metas como fazer um curso a cada período de tempo, estudar sobre seu mercado, estudar sobre finanças e tudo aquilo que vai te levar mais longe.

Nas finanças, o ideal é saber quanto você quer ganhar. Fazendo isso, fica mais fácil correr atrás do resultado. Divida seus gastos por categorias: gastar no máximo valor X em lazer e quantia Y em viagens, por exemplo.

Estabelecendo metas claras e montando um planejamento financeiro que considere esses passos, você aumenta as chances de ganhar muito dinheiro. E se quer saber, seu objetivo está muito mais perto agora que terminou de ler esse conteúdo. Bons negócios!

Compartilhe este artigo:
Picture of Fabio Costa

Fabio Costa

Meu nome é Fabio Costa e há mais de 6 anos descobri um lado da Amazon que eu não conhecia: ao invés de apenas comprar eu poderia ganhar dinheiro desenvolvendo meu próprio negócio como parceiro oficial da Amazon, morando em qualquer lugar do mundo.

Com a experiência de mais de 19 anos trabalhando com ecommerce e vendas online, eu já sabia a força do mercado online mundial, agora essa força unida com o poder da marca Amazon, muda tudo.

Decidi entrar de cabeça nessa oportunidade. O negócio é tão grande, que mesmo que eu tivesse todo o dinheiro do Mundo eu não conseguiria fazer sozinho. Então decidi compartilhar as minhas técnicas e estratégias com mais brasileiros, como eu gosto de dizer “olhe a árvore pelos frutos”. E falando de frutos, você pode visualizar no meu Instagram e Youtube resultados de pessoas em mais de 20 países com faturamentos entre $1 mil a $115 mil dólares com as estratégias do meu método o AMZ Hunter.

0 a 1000 - O Guia Definitivo para faturar seus primeiros mil dólares na Amazon

Você vai entender como funciona dar os primeiros passos para se tornar um parceiro oficial da Amazon e lucrar os seus primeiros mil dólares.